14 de abril de 2012- Homenagens a Robert Doisneau
Cem anos; outro tanto merece. E, certamente os terá. Retratistas, lambes-lambe, fotógrafos, pintores, cineastas, escultores, parabéns. "Eis aqui, um ícone em sua arte". Portanto curvemo-nos. Todos os profissionais destas e de outras áreas utilizam-se da imagem: para manter a si, e, a civilização vivos. Vivemos o século da imagem. A evolução das máquinas fotográficas é fantástica, pois, em certos aspectos já superam a nossa visão.
Nunca tantas pessoas fotografaram e foram fotografadas como hoje. Os telefones celulares são usados mais para fotografar do que falar e ouvir. Mas, nós fotógrafos amadores mais produzimos fotos do que, fotografias. Já os profissionais fotógrafos encaram a fotografia de maneira diferente. Apesar, do estudo e da experiência. Para eles, fotografar é um momento lúdico. É, vivenciar a expectativa de registrar fielmente, imagens: do homem, dos objetos, dos acontecimentos, enfim, de tudo através da objetiva de suas máquinas. É fazer história por meio da fotografia.
Ela,comunica, educa, informa, emociona, motiva. Assim aconteceu comigo, ao acessar o "Google" nestes 14 de abril. No instante que vi no site de Robert Doisneau a fotografia, "A escola primária". Fiquei emocionado e motivado. A emoção ao ver esta imagem me arremeteu no túnel do tempo a 64 anos atrás; lembrando-me, a escola primária a professora os colegas a lousa. A motivação me faz agradecer e homenagear este homem. Pequeno, por sua simplicidade, mas, grande por sua sensibilidade.
. Esta fotografia é fora de série. Ela è muito mais uma mensagem do que uma imagem. Com ela o senhor Doisneau abraçou o mundo, e o mundo sempre o retribuirá. Ainda temos falta de milhares de escolas primárias, por este mundo afora para que ele melhore. Eu diria "se queres construir o homem, dirige-te, à criança". Obrigado, até já, "clica".